quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A HISTÓRIA do VIOLINO




O violino traz saúde pra alma e alento ao coração
Porque Mozart aos sete anos tocava este instrumento com precisão.
Eu comparo o som do violino com a voz do uirapuru do Sertão
Que quando canta, todos os animais param pra ouvir sua canção.

O violino descende de antigos instrumentos orientais -
O Nefer egípcio, o Ravanastron da India, são seus ancestrais...
Também o Rebab árabeo o R'Jenn Sien dos chineses são de épocas atrás
Assim como a antiga Lira dos gregos fizeram parte de seus originais.

Por volta do século X surgiram as primitivas violas
Primeiro a Viéle de rota utilizada pelos peregrinos em Savoia
Atravessando a idade média outras violas apareceram...
Com a genialidade dos "luthiers a família das cordas se desenvolveram”

J.S.Bach inventou a Viola de cinco cordas chamada Pomposa
Onde executou as seis suítes, hoje tocada nos violoncelos com voz veludosa,
Porém Gaspar Duiffopruggar, da Bavária, é considerado o pai do violino,
Depois surgiu, na Itália a Escola de Brescia, com Girolamo e Pellegrino...

Mas Stradivarius e Guarnierius Fabricaram os mais famosos até o momento
No mundo o violino é considerado o rei dos instrumentos
Do Stradivarius existe na terra cerca de seiscentos violinos
Mas estes estão em mãos talentosas que tocam lindas músicas e hinos.

A família do violino é menos extensa que a do sax
Temos: a viola, o violoncelo, o contrabaixo, mas o violino é o destaque,
Pra citar tantos violinistas famosos é pequena uma poesia
Como Paganini que nem as cordas arrebentadas o deteriam.

E o Vivaldi que alegra o coração pela sua melancolia...
Hoje na composição de uma orquestra as cordas são as maiorias,
São colocadas na frente e dispostas ao longo da plataforma.
Só as cordas, dá pra formar um conjunto quando os músicos entram em forma.


Antonio Vivaldi La Primavera Four Seasons



ARTE

A arte manifesta os afetos de nossa alma...
Às vezes trazendo alegria, paz e calma...
Quão suave é ver uma tela, ouvir música ou ler poesia...
E muitas vezes o autor morre sem nenhuma apologia.

Toda poesia tem seu verso de início
Falar de arte pra mim está difícil
Só que percebo em minha mente certo indício
Já sei! Falar de arte pra mim é mais que compromisso.

Lembrei de dois filhos quando eram pequenos
Que desenhavam como se estivessem escrevendo
Daí eu fui compreendendo
Que o dom da arte neles era pleno.

Pintaram telas...
Que para muitos eram belas,
Aquelas abstratas eu não compreendia
Aí vi que a arte não agrada a todos como acontece com a poesia.

Agora meus filhos estão hábeis nas Belas-Artes
Um é designer e outro tem a arquitetura como estandarte.
Que coisa bela são estes artifícios
Parabéns a todos que tem a arte como ofício.

Deixo minha homenagem a quem tem habilidade
De expor seus dons com facilidade
Tanto nas artes cênicas, na música e nas visuais,
Outras áreas e aos poetas com seus dons sem iguais.

2 comentários:

Felipe Sobral disse...

iaeeew Rafáa...
Blzaa ?

Blogg shoow einn...

Curtii a historiiaa do violinoo...

Orgulhoo de saber qui vc tah tocando aindaa....

I provavelmente vai ser profissionalmentee ( s é que jah num é...xD )

Andoo tocando tbmm...mais só in kasaa...x)

Parabeins...pelo blog

Vlw pelo comentárioo no meu !! ^^

Num esquece de sempre passar lá tbm...

Flow's

*Aahh... se ta add no meu tbm !!

amor disse...

Nossa eu amo violino e gostei do seu post Deus te abenço *-*