terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tudo almeja ser música¬¬°



Podemos apreender o caráter de um povo, de um momento histórico e de um ser humano pela música que ele pratica e ouve. A música não só revela os sentimentos e emoções íntimas do ser humano, mas também os gera e os transforma.

Neste sentido torna-se valioso o conhecimento do material utilizado pela música, mesmo que não o manipulemos como músicos; pois certamente somos mais influenciados pelas sonoridades que nos cercam do que gostaríamos de admitir.

A música pode nos levar a possibilidades de experiências jamais tentadas. Em todas as culturas antigas do mundo, a música existiu em função do ritual, do serviço a Deus, da expansão da consciência e das mais profundas experiências humanas. Os ritos e cultos xamanísticos, os rituais da África ou da América do Sul, do Extremo Oriente, trabalham com um conhecimento, que podemos chamar de inconsciente, de uma força primordial, ou lei, desencadeada através de manifestações musicais.

De qualquer maneira isso já seria interessante para nós ocidentais ou ocidentalizados. Poderíamos, e isso só cabe a nós, não só deixar essa energia agir de forma mágica, mas também experimentá-la conscientemente, tornando-a mais presente, a nosso dispor e com isso tornando-nos seres mais perfeitos, íntegros. Em suma, mais seres humanos.

Nas civilizações da antiguidade, o som organizado inteligentemente representava a mais elevada de todas as artes, e a música, a mais importante das ciências, o caminho mais poderoso da iluminação religiosa e a base de um governo estável e harmonioso. A música vigorosamente agia sobre o caráter do homem.

Hoje, nós modernos ou pós-modernos, pós-tudo, ex-tudo (como diz Augusto de Campos), não estudamos, não mudamos, emudecemos e o pior: ficamos surdos.
_____________________________________________________________________


Queridos blogueiros como eo havia falado nos post anteriores finalmente amanha é o dia da minha prova na ESCOLA MUNICIPAL DE MUSICA*__*

To super ansioso :(
mas seja o que DEUS quiser...
No proximo Post eo escrevo aqui como foi.

Boa noite *_*


3 comentários:

Euzer Lopes disse...

Se for assim, nossa, eu ando curtindo umas músicas de baladas, fora também algumas coisas bem velhas, dos anos 80 e afins.
Um saudosista moderninho?

Felipe Sobral disse...

Eae Rafáa

Verdadee Manooow...
cada momentoo da vidaa tein uma musikaa pra representaarr...
peloo menuus da minhaa ^^

Blogg massa irmaaun xD
Abraçoo pra tii! s2

aamandatener disse...

Adorei o texto ;D tuudo sobre musica me interessa profundamente. kk ;x
boa sorte na prova. tô torcendo por voce

:*